Fimose e excesso de prepúcio

Urologista em Goiânia - Fimose e excesso de prepúcio

“A fimose e o excesso de prepúcio podem dificultar a exposição da glande e a higiene local”

O pênis possui uma pele que cobre a glande (cabeça do pênis). Essa pele se chama prepúcio e em muitos casos ela pode ser acometida por problemas. Pacientes que apresentam excesso de pele peniana e não conseguem expor a glande são portadores de fimose e excesso de prepúcio.  Se o paciente tem muita pele mas consegue expor a glande, ele possui excesso de prepúcio.

A fimose e o excesso de prepúcio podem dificultar a exposição da glande e a higiene local, o que pode levar à infecção na área (chamada de balanite). Essa infecção pode causar coceira, dor e vermelhidão e incomoda muito o paciente. Geralmente ela pode ser provocada por um fungo e melhora com tratamento local com pomada.

A fimose pode ocorrer em qualquer idade, sendo muito comum nas crianças, mas também pode acontecer em adultos e em pacientes idosos. Nos casos nos quais o tratamento local não melhora a infecção ou quando o paciente apresenta uma fimose muito fechada, a cirurgia precisa ser realizada.

Para se prevenir e tirar dúvidas sobre o tema, a melhor estratégia é procurar o seu urologista.